Lelio Vieira Carneiro Junior

Rally Paris Dakar: um olhar de Lelio Vieira Carneiro Junior

Que tal participar do Rally mais desafiador do planeta? Lelio Vieira Carneiro Junior responde. O Rally Paris Dakar quando em 1977, o piloto francês Thierry Sabine ficou perdido no meio do Deserto de Ténéré e conseguiu retornar para sua casa. 

Ele estava participando de Abdijan-Nice e ficxou fascinado pelo percurso. Depois deste problema, surgiu a ideia de criar o Rally Paris Dakar! Realmente foi um fato interessante que trouxe para os fãs do esporte uma corrida desafiadora onde tudo pode acontecer no percurso.

Qual o segredo para vencer uma prova tão longa? Uma boa estratégia, uma ótima equipe, muita resistência física e psicológica, muita coragem e uma equipe mecânica de primeira qualidade, e claro, o talento dos pilotos que participam desta incrível aventura. São mais de 7.000 km em uma prova espetacular onde muitos participam e poucos chegam ao final.

É a chance dos pilotos testarem seus próprios limites, enfrentar situações impossíveis, conseguir feitos inéditos, lindas paisagens pelo caminho, enfim, um evento grandioso que é um privilégio para quem assiste, e claro, são fãs deste desafiador esporte.

Os grandes campeões do Rally Dakar

Os maiores ganhadores desta fantástica aventura foram:

Stephane Peterhansen (francês) que venceu treze vezes, sendo sete pilotando carro e seis pilotando moto. O russo Vladimir Chagin venceu sete vezes pilotando caminhão. O argentino Marcos Patronelli venceu três vezes pilotando quadriciclos. Sem dúvidas são grandes aventureiros, campeões e exemplos de dedicação e motivação para superar barreiras, subidas e descidas perigosas, muita chuva e sol, calor e frio, enfim, várias situações climáticas que influenciam no resultado final de uma corrida que é mais do que uma batalha.

Curiosidades:

  • São quatro categorias que disputam títulos. Carros, motos, quadriciclos e caminhões.
  • Mulheres podem se inscrever.
  • O piloto argentino Jeremías González Ferioli de apenas 18 anos é o mais jovem a participar do Rally Paris Dakar.
  • Mais de 50 nacionalidades participam da corrida.
  • O japonês Yoshimasa Sugawara de 72 anos é o mais velho a disputar dirigindo um caminhão.
  • Quase duzentos países recebem as imagens da transmissão.

  • As motos possuem 450 cilindradas como máximo.

  • São mais de 80.000 refeições servidas durante o evento.
  • Mais de um bilhão de espectadores que assistem pela TV este evento.
  • O primeiro Paris-Dakar começou em 26 de dezembro de 1978, com mais de 170 participantes e apenas 69 chegaram em Dakar em 14 de janeiro de 1979.
  • Guenestier-Teribaut-Lemordant, foi o grande vencedor desta corrida 1978-1979
  • Em 2008 o rally foi cancelado por razões de segurança devido a ameaças de ataques terroristas.
  • Os brasileiros Leandro Torres e Lourival Roldan foram campeões na categoria estreante e foi a primeira vez que uma equipe brasileira vence este tradicional rally.

Como podemos ver o Rally Paris Dakar é desafiador e vale a pena assistir pelos desafios que os pilotos enfrentam, desafios, dificuldades, superação, tudo em busca de um lugar ao pódio, ou simplesmente chegar ao final da corrida sãos e salvos.

São situações incríveis vividas por estes heróis que muitas vezes sofrem durante o percurso para ter vitórias pessoais inesquecíveis.

Lelio Vieira Carneiro Junior e Lelio Vieira Carneiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Lelio_Vieira_Carneiro_Junior

https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Lelio_Vieira_Carneiro_Junior_Segundo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Lelio_Vieira_Carneiro_Junior_Terceiro